Código | 50B - Cobranças Canceladas por Reclamação do Consumidor |
Descrição | (Cancelou somente a Parcela do Mês) |
Autorização Débito foi cancelada? |
NAO |
Motivo(s): | Consumidor solicitou na CEMIG a 2ª via da conta, sem o valor da doação somente do mês. Na próxima fatura constará o valor novamente. |
Correção / Procedimento |
Se o consumidor for manter a doação ativa, não é necessário nenhum procedimento, pois, no próximo mês o valor constará na conta. Caso contrário, deverá ser feito o cancelamento no Sistema (Via Info ou COB Cemig). |
************* | ************************************************************** |
Código | 51B - Autorizações de Debito canceladas pela Cemig |
Descrição | Cancelamento definitivo da Autorizacao de debito |
Autorização Débito foi cancelada? |
SIM |
Motivo(s): | Consumidor solicitou na CEMIG (na agencia ou pelo telefone 116) o cancelamento definitivo da autorização de débito. |
Correção / Procedimento |
No caso do Sistema iTango, o cancelamento da autorizacao de debito é feito também automaticamente. |
************* | ************************************************************** |
Código | 52B - Autorizações com Cobrança não efetuada pela Cemig |
Descrição | *** DOAÇÃO PERDIDA *** (Cemig informando que não lançou a doação na conta neste mês). Situação devido ao sistema da CEMIG. |
Autorização Débito foi cancelada? |
NAO |
Motivo(s): |
a) Os dados do consumidor titular pode ter sido alterado; b) Consumidor pode tido o fornecimento de energia cortado; c) Consumidor pode estar com baixo consumo de energia |
Correção / Procedimento |
Sugestão: a) EXCLUIR todas as autorizações de débito que estejam nesta condição; b) Consultar se houve mudança nos dados do consumidor titular (CPF, número da instalação) e se o fornecimento de energia esta ativo; c) Caso o consumidor tenha novos dados, incluir NOVA AUTORIZAÇÃO DE DÉBITO (NOVO NÚMERO) d) Caso não seja possível, arrecadar do doador por outro meio que não seja a Cemig. |
************* | ************************************************************** |